quinta-feira, 22 de maio de 2008

Dia Nacional do Cigano

No próximo sábado, um grande evento vai marcar a comemoração do Dia Nacional do Cigano, além de homenagear a padroeira universal do povo cigano, Santa Sara Kali. A Secretaria de Assitência Social e Direitos Humanos e a Fundação Santa Sara Kali realizam, a partir das 16h, no Parque Garota de Ipanema, na Praia do Arpoador, uma programação especial com shows musicais, danças típicas, exposição e gastronomia do povo cigano.

Na ocasião, serão anunciadas ações em benefício da comunidade cigana. A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República lançará oficialmente a Cartilha do Povo Cigano, o Ministério da Cultura fará a entrega do Prêmio Culturas Ciganas, e o Ministério da Saúde divulgará o Cartão de Saúde do SUS para ciganos e o material da campanha contra a discriminação de ciganos no atendimento pelos serviços de saúde.

Cartilha do Povo Cigano

A publicação reúne as 29 reivindicações apresentadas durante a 9ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em 2004, e a 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em 2005. Traz também informações sobre a história, costumes, direitos e curiosidades. O principal objetivo é ensinar que o povo cigano a aprenda a exercer, usufruir e garantir seus direitos.

História

Os ciganos são, na sua maioria, povos nômades, que tiveram origem há quatro mil anos, na região do Punjab, ao noroeste da Índia, hoje o Paquistão. Chegaram ao Brasil em 1574, expulsos da Europa pelo Estado, em decisão que atendia à Igreja. Segundo relatos, nesse período, Portugal e Espanha cortavam as orelhas dos ciganos e os jogavam às galeras para serem deportados. Isso porque era considerado um povo diabólico. No Brasil, existem dois grandes grupos: os Calons (ciganos de origem ibérica, principalmente espanhola) e os Rom (originários do leste europeu).

Programação

16h – Oração à Santa Sara Kali, com queima do Karma, bênçãos e consagração das pessoas com pães, vinho e frutas.

18h – Lançamento oficial da Cartilha do Povo Cigano

19h30 – Show de música e de dança cigana.

Fonte: Secretaria de Ação Social

Nenhum comentário: