segunda-feira, 31 de março de 2008

Formandos da CAL apresentam tragicomédia no Teatro Gláucio Gil

A partir do próximo dia três, o Teatro Gláucio Gill em Copacabana recebe formandos do primeiro semestre de 2008 da Cal (Casa das Artes de Laranjeiras) com a montagem “Leonce e Lena”. O espetáculo ficará em cartaz até 13 de abril e as apresentações acontecem de quinta a domingo, sempre às 20h.

A história fala do romance do príncipe Leonce, do reino de Popo, e a princesa Lena, do reino de Pipi, prometidos um ao outro desde crianças. Os dois fogem do casamento e viajam disfarçados. Depois de uma cerimônia louca, o rei Pedro obriga-os a casarem-se, no lugar do príncipe e da princesa dados como desaparecidos.

Essa tragicomédia mostra os erros da aristocracia sem nenhum heroísmo. O rei Pedro e seus conselheiros beiram o ridículo, falam sem nada dizer. Leonce e Lena não vêem sentido para suas vidas, temem o papel que a sociedade lhes reserva, e apenas o acaso vai pô-los no caminho do amor.

O texto do alemão Georg Büchner, escrito em 1836, foi escolhido pelo diretor Thierry Trémouroux para esta montagem por ser considerado um dos precursores do expressionismo, muito embora seja historicamente classificada como uma obra do romantismo.

Segundo o diretor, o pano de fundo é a crise pessoal de seus integrantes, dominados pelo tédio, e a crise do poder político, imutável e sem perspectiva de alteração.

Nenhum comentário: